quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O papel do professor do AEE e a importância do plano de AEE para a aprendizagem do aluno




Cursista: Almerina Carvalho Rosa                           Turma: T34a

O papel do professor do AEE e a importância do plano de AEE para a aprendizagem do aluno
Tendo como base o estudo de Gomes onde cita que:

“No Atendimento Educacional Especializado, o aluno constrói conhecimento para si mesmo, o que é fundamental para que consiga alcançar o conhecimento acadêmico. Aqui, ele não depende de uma avaliação externa, calcada na evolução do conhecimento acadêmico, mas de novos parâmetros relativos às suas conquistas diante do desafio da construção do conhecimento. Portanto, os dois: escola comum e Atendimento Educacional Especializado precisam acontecer concomitantemente, pois um beneficia o desenvolvimento do outro e jamais esse benefício deverá caminhar linear e seqüencialmente, como se acreditava antes. Por maior que seja a limitação do aluno, ir à escola comum para aprender conteúdos acadêmicos e participar do grupo social mais amplo favorece o seu aproveitamento no Atendimento Educacional Especializado e vice-versa. (GOMES et all, 2007)
O professor do Atendimento educacional especializado – AEE tem como papel fundamental identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade; elaborar e executar planos de ações para o atendimento dos alunos com necessidades especiais inseridos na sala de Recursos Multifuncionais - SRM das escolas públicas, visando complementar e ou suplementar a formação e a autonomia do aluno na escola e na sociedade para que este tenha um processo de aprendizagem satisfatório capaz de promover sua auto-estima, suas potencialidades cognitivas e afetivas; trabalho este desenvolvido em parceria com a família e os professores da sala regular em que o mesmo está matriculado, participando efetivamente da elaboração e execução do Projeto político Pedagógico- PPP da unidade escolar.
O estudo de caso no Atendimento Educacional Especializado é de fundamental importância e imprescindível para o desenvolvimento do trabalho do professor, pois identifica o problema e através de estudos, pesquisas e entrevistas com membros envolvidos oferece subsídios para elaboração de ações e estratégias que visam amenizar e ou sanar problemas apresentados.
O plano do atendimento Educacional Especializado é necessário e de grande importância, pois, contribui imensamente para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais- SRM, pois nele estão contidos os objetivos e metas traçadas e as estratégias que serão utilizadas para que haja o verdadeiro desenvolvimento desse aluno e que seja garantido também acesso aos conhecimentos escolares, autonomia, a permanência desse aluno na escola e sua participação efetiva no processo de aprendizagem junto com os demais alunos. Então necessário que haja uma articulação entre o professor da Sala de Recursos e o professor de sala regular, como também de toda equipe e comunidade escolar para que em conjunto estruturem as estratégias, metas e planos de ações para que haja o verdadeiro desenvolvimento e inclusão do aluno na escola e na sociedade.

Referências Bibliográficas
GOMES, Adriana; FERNANDES, Anna; BATISTA, Cristina; SALUSTIANO, Dorivaldo; MANTOAN, Maria Teresa; FIGUEIREDO, Rita. Formação Continuada a Distância de
Professores para o Atendimento Educacional Especializado Deficiência Mental.
Secretaria de Educação Especial. 2007.

7 comentários:

  1. Almerinda,
    O seu texto enfatiza a importância da relação da escola comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na minha concepção, esta relação lado a lado, passo a passo, é a chave do sucesso de um trabalho bem sucedido. Nós que já trabalhamos na área, e estamos fazendo o curso de Especialização em AEE, nos deparamos com novos conceitos a todo o momento e internalizamos outros que já havíamos construído. Também nos conscientizamos dos nossos pontos fracos em relação aos novos paradigmas da inclusão e, neste quesito (trabalho colaborativo), sabemos que ainda temos muito que melhorar.
    Portanto, é necessário que haja nas instituições de ensino, cursos na área de Educação Especial para professores de todas as áreas de conhecimento, inclusive para a equipe diretiva. Somente assim a escola realmente se tornará “Escola Comum Inclusiva”.
    O trabalho do professor de AEE ainda é muito confundido com reforço escolar. Você definiu bem o papel do professor de AEE, logo, acredito que seu texto irá contribuir e orientar possíveis leitores.
    Obrigada!
    Maria de Jesus.

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  2. parabéns, seu texto ficou muito bom pois, ele destaca o papel do professor da sala de recursos e suas funções, fala também do estudo de casos pois, é através dele que iremos conhecer o aluno, seus anseios e suas necessidades, e também sobre a importância do plano de ação pois, é ele que norteia as estratégias e os objetivos de onde quer chegar.

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  3. Muito bem explicadinho esse texto, parabéns minha colega você caprichou,através do seu texto quem olhar O SEU BLOG vai entender direitinho a função do professor de AEE.

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  4. Obrigada amigos estamos nesta caminhada sempre buscando aprender a cada dia e esta interelação com vcs aprendo muito.

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  5. Almerina bem refletida seu texto em relação o aluno que é atendido no AEE,pois a aprendizagem so acontece quando há essa comunicação entre pais/professor regente/professor AEE.

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  6. Almerina, seu comprometimento com a SRM e o AEE é visivel diante dos trabalhos expostos em seu blog, graças a Deus somos mediadores deste processo de elo de ligação no mundo especial. Abraços

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  7. Almerinda parabéns, pela sua dedicação e compromentimento com seu trabalho na sala de recursos, pois seu texto nos mostra o trabalho que você vem desenvolvendo na escola.

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