segunda-feira, 27 de maio de 2013

A mesma aluna abaixo aki em uma atividade que sempre desenvolvemos em nossa sala de recursos, estamos cantando, atividade que ajuda a desenvolver a linguagem.

Aluna Down desenvolvendo atividade de equilíbrio e concentração através deum jogo denominado torre de equilíbrio, é uma criança tranquila, alegre e apaixonante. Foto da minha sala de recursos autorizada pela mãe da aluna.


domingo, 26 de maio de 2013

GAROTA CEGA


Havia Uma garota cega que se odiava pelo fato de ser cega!!!
Ela também odiava a todos exceto seu namorado!!!
Um dia ela disse que se pudesse ver o mundo, ela se casaria com seu namorado.
Em um dia de sorte, alguém doou um par de olhos a ela!!!
Então o seu namorado perguntou a ela:
- Agora que você pode ver, você se casa comigo?
A garota estava chocada quando ela viu que seu namorado era cego!!!
Ela disse:
- Eu sinto muito, mas não posso me casar com você porque você é cego!!!
O namorado afastando-se dela em lágrimas disse:
- Por favor, apenas cuide bem dos meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...

As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios por nós e nem percebemos...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva /MEC (2008)
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (MEC, 2008).


Almerina Carvalho Rosa, professora especialista responsável pela sala de recursos multifuncionais, casada mãe de dois filhos maravilhosos.




quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pesquisa sobre Educação Especial

Sabemos que a educação especial é um campo com vários entraves e interrogativas que nos leva a pensar, questionar e estudar com o intuito de buscar e aprofundar novos conhecimentos; porém é um campo estimulante e enriquecedor. portanto, convido a todos a lerem na íntegra o Artigo: Atendiemnto Educacional Especializado uma conquista histórica, que tem como principal objetivo tratar das conquistas históricas das pessoas com Necessidades Especiais,destacando assim, como foram vistas desde a Idade Média até os dias de hoje.Preocupando em destacar a evolução da inclusão como resultado de um movimento que compreende a educação como um direito humano fundamental e base para a sociedade mais justa e solidária. Relata também sobre a importância da Sala de Recursos nas escolas.

Referências Bibliográicas


ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em Publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

ABNT. NBR6023: informação e documentação: elaboração: Referências. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

 Clough, P. (2000) Theories of Inclusive Education: A Student’s Guide. London, Sage/Paul Chapman Publishing

Desenvolvimento psicológico e educação/ organizada por César Coll, Álvaro Marchesi e Jesus Palácios; trad.. Fátima Murad-2 ed.- Porto Alegre : Artmed,2004

Educação Inclusiva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Curitiba: Equipes, 2009


MEC; Política Nacional de Educação Especial; na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)


O texto pesquisado encontra-se no endereço abaixo:

(http://escoladomfranciscocangas.blogspot.com.br/2012/10/artigo-atendimento-educacional_24.html)

Sugestões de vídeos sobre as tecnologias

Após assistir a todos o vídeos, percebi o quanto o vídeo Rafinha 2.0 é interessantíssimo pois, mostra as habilidades que as crianças atuais tem com as novas tecnologias é impressionante como eles interagem com elas com uma facilidade incrível. como foi citado no vídeo, este menino não é diferente dos quais convivemos, quantos de nós não temos filhos, irmãos, sobrinhos com estas habilidades, pois a tecnologias estão aí invadido realmente todos os espaços, cabe a nós conche-las e inseri-las em nosso dia-a-dia. O avanço tecnológico é realmente muito rápido, temos de ser conscientes que a atualização é constante e fundamental no mundo globalizado; em nossa área de atuação então é importantíssima.
Em relação ao vídeo Help Desk na Idade Média é muito divertido porém interessante a crítica feita com um grande senso de humor, à resistência do homem ao novo, em especial à tecnologia. Sabemos que tal situação se refere às gerações anteriores ao computador e internet, embora muitos de nós estejamos nos superando! Ainda bem que as crianças e os jovens estão aí para nos mostrar que tudo isso não é bicho de sete cabeças como dizem, basta abertura para o novo para novas mudanças, pois o desconhecido na maioria das vezes nos causa medo,resistência, isto nós faz pensar em relação aos cursos na modalidade EAD- Educação a Distância, que exige conhecimento na área das tecnologias.

Documentos legais que definem a Educação Escpecial

Os documentos legais que definem a Educação Especial são:
Resolução Nº 04, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializa-AEE
-Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- MEC/2008.
Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011 que dispões sobre a educação especial e o Atendiemnto educacional Especializado-AEE.

Informes sobre a coletânea utilizada no urso

A coletânea utilizada no curso encontra se disponível no site do MEC- Ministério da Educação e Cultura no íncone da SECADI localizada no lado direito do portal, clicando em públicações em seguida educação especial.
http://portal.mec.gov.br, lá estão disponiveis toda a coletâne, inclusive para impressão.

Conquistas e Dificuldades da Educação a Distância - EAD

Conquistas e Dificuldades da Educação a Distância - EAD

Cursista: Almerina Carvalho Rosa
Palmas-to                                           Data: 25/04/2013

         O desenvolvimento das tecnologias tem possibilitado a consolidação de um cenário mundial que se caracteriza por fluxos de informação em quantidade e velocidade cada vez maiores. A Educação a Distância - EAD vem contribuindo para o aumento e a melhoria do acesso à educação de qualidade, uma vez que elimina, por meio da tecnologia da comunicação e da informação, a maioria dos tradicionais empecilhos à conquista do conhecimento. Os constantes avanços das tecnologias redefiniram os conceitos de tempo e espaço, potencializando a modalidade EAD e viabilizando uma Educação cada vez mais próxima e personalizada; portanto tomando como base a leitura dos textos de José Manuel Moran e levando em consideração que fomos formados por uma educação tradicionalista onde o professor era sempre o detentor do conhecimento e o aluno mero expectador, a modalidade de Ensino a Distância é sem dúvida um desafio, porém posso afirmar que realizar mais esta especialização através desta Modalidade é mais uma conquista alcançada principalmente por ser na área do Atendimento Educacional Especializado que vem a cada dia ocupando um espaço em destaque no cenário educacional; O que me incentiva a realizar este curso além da identificação que tenho com a educação especial é a flexibilidade de horário com o qual posso realizar as atividades propostas, pois, posso organizar o meu tempo de estudo de acordo com o meu trabalho sem prejudicar ou ter que sacrificar alguns horários para estudo, uma vez que a freqüência é registrada por meio de participações em fóruns, chats, mediante o envio de trabalhos previamente agendados e combinados entre estudantes, professores e tutores.
         Como sou professora de sala de Recursos Multifuncionais fazer um curso online, utilizando as mais diferentes ferramentas tecnológicas vem enriquecer de forma significativa o meu conhecimento capacitando-me a auxiliar da melhor maneira possível os meus alunos que tanto se identificam com as tecnologias levando em consideração a especificidade de cada um.
         Como em todo aprendizado temos conquistas e desafios; o maior desafio enfrentado por nós cursistas e tutora até o momento é a adequação do espaço físico e computadores disponíveis para realização dos encontros presenciais e também por algumas vezes não conseguirmos acesso à plataforma da universidade, porém sei que isto não é empecilho e muito menos irá tornar este curso menos valorizado, pois, com perseverança venceremos todos os obstáculos.   
         Conforme afirma (MORAN) “Um bom curso é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e idéias interessantes. Às vezes um curso promete muito, tem tudo para dar certo e nada acontece. Em contraposição, outro que parecia servir só para preencher uma lacuna, se torna decisivo.” Este está me surpreendendo, envolvendo-me com contribuições e expectativas interessantes.

MORAN, José Manuel. Construções para uma pedagogia da educação on-line. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom. Acessado em: 25 de Abril de 2013.


Convite-Almerina


Amigos da pós em AEE este é meu blog, vamos lá com muita luta e persistência coseguiremos ter a inclusão que almejamos.