Cursista: Almerina Carvalho Rosa Turma:
T34a
O
papel do professor do AEE e a importância do plano de AEE para a aprendizagem
do aluno
Tendo como base o estudo de Gomes onde
cita que:
“No Atendimento
Educacional Especializado, o aluno constrói conhecimento para si mesmo, o que é
fundamental para que consiga alcançar o conhecimento acadêmico. Aqui, ele não
depende de uma avaliação externa, calcada na evolução do conhecimento
acadêmico, mas de novos parâmetros relativos às suas conquistas diante do desafio
da construção do conhecimento. Portanto, os dois: escola comum e Atendimento
Educacional Especializado precisam acontecer concomitantemente, pois um
beneficia o desenvolvimento do outro e jamais esse benefício deverá caminhar
linear e seqüencialmente, como se acreditava antes. Por maior que seja a
limitação do aluno, ir à escola comum para aprender conteúdos acadêmicos e
participar do grupo social mais amplo favorece o seu aproveitamento no
Atendimento Educacional Especializado e vice-versa. (GOMES et all, 2007)
O
professor do Atendimento educacional especializado – AEE tem como papel
fundamental identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de
acessibilidade; elaborar e executar planos de ações para o atendimento dos
alunos com necessidades especiais inseridos na sala de Recursos Multifuncionais
- SRM das escolas públicas, visando complementar e ou suplementar a formação e a
autonomia do aluno na escola e na sociedade para
que este tenha um processo de aprendizagem satisfatório capaz de promover sua
auto-estima, suas potencialidades cognitivas e afetivas; trabalho este
desenvolvido em parceria com a família e os professores da sala
regular em que o mesmo está matriculado, participando efetivamente da
elaboração e execução do Projeto político Pedagógico- PPP da unidade escolar.
O
estudo de caso no Atendimento Educacional Especializado é de fundamental importância
e imprescindível para o desenvolvimento do trabalho do professor, pois
identifica o problema e através de estudos, pesquisas e entrevistas com membros
envolvidos oferece subsídios para elaboração de ações e estratégias que visam amenizar
e ou sanar problemas apresentados.
O plano do atendimento Educacional Especializado é necessário e de
grande importância, pois, contribui imensamente para a aprendizagem e
desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais- SRM,
pois nele estão contidos os objetivos e metas traçadas e as estratégias que
serão utilizadas para que haja o verdadeiro desenvolvimento desse aluno e que seja
garantido também acesso aos conhecimentos escolares, autonomia, a permanência
desse aluno na escola e sua participação efetiva no processo de aprendizagem
junto com os demais alunos. Então necessário que haja uma articulação entre o
professor da Sala de Recursos e o professor de sala regular, como também de
toda equipe e comunidade escolar para que em conjunto estruturem as
estratégias, metas e planos de ações para que haja o verdadeiro desenvolvimento
e inclusão do aluno na escola e na sociedade.
Referências Bibliográficas
GOMES, Adriana; FERNANDES, Anna; BATISTA, Cristina;
SALUSTIANO, Dorivaldo; MANTOAN, Maria Teresa; FIGUEIREDO, Rita. Formação
Continuada a Distância de
Professores para o Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Mental.
Secretaria de Educação Especial. 2007.