segunda-feira, 10 de março de 2014

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ

Atendimento Educacional Especializado na Educação Escolar de pessoas com surdez
Almerina Carvalho Rosa[1]
Palavras- CHAVE: Inclusão, Libras, Atendimento Educacional Especializado
            A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula comum como no Atendimento Educacional Especializado, sendo que o AEE de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
 “Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade eliminando barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”. (MEC/SEESP, 2007).
O AEE para alunos com surdez, na perspectiva inclusiva estabelece como ponto de partida a compreensão e o reconhecimento do potencial e das capacidades dessas pessoas, vislumbrando o pleno desenvolvimento e a aprendizagem; Sendo reconhecido e assegurado por meios legais o direito a uma educação bilíngüe, em todo processo educativo.
Damázio esclarece que: 
A inclusão do aluno com surdez deve acontecer desde a educação infantil até a educação superior, garantindo-lhe, desde cedo, utilizar os recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional e usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país.
Mais do que a utilização de uma língua, os alunos com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos.
O plano de AEE é elaborado de acordo com estudos prévios das habilidades e necessidades educacionais dos alunos com surdez, levando em consideração as possibilidades e barreiras que estes alunos encontram no processo de escolarização.
Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e lingüística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplando os três momentos pedagógicos: O ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa.
Na visão de Damázio os três momentos didáticos pedagógicos devem acontecer:
_ AEE em Libras ocorre sempre no contra turno o professor do AEE trabalha com os conteúdos curriculares que estão sendo estudado no ensino comum em Libras articulado com o professor da sala comum.
_ AEE de Libras é realizado também no contra turno por um professor ou instrutor de libras de preferência surdo, sendo que este professor deve conhecer os termos técnicos – científicos das diversas áreas do conhecimento.
Para atuar no ensino de Libras, o professor do AEE precisa ter conhecimento estrutura e fluência em Libras, desenvolver os conceitos em Libras de forma vivencial e elaborar recursos didáticos.
_ AEE para o Ensino da Língua Portuguesa é de extrema importância para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com surdez e deve ocorrer na Sala de Recursos Multifuncionais também no contra turno e deve ser desenvolvido por um professor com formação em letras ou que tenha habilidades e conhecimentos lingüísticos da língua portuguesa. É uma proposta bilíngüe onde o aluno surdo aprenderá a Libras como língua mãe e o português que é a língua da comunidade ouvinte.
            Portanto, o Atendimento Educacional Especializado e o atendimento na sala de aula regular devem caminhar em parceria visando sempre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com surdez.

Referências Bibliográficas.
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial – MEC/SEESP, Brasília:2007. 
COLETÂNEA UFC – MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Fascículo 05: Educação Escolar de Pessoas com Surdez – Atendimento Educacional Especializado em Construção.
SILVA, Alessandra da. Deficiência auditiva/ Alessandra da Silva, Cristiane Vieira de Paiva Lima, Mirlene Ferreira Macedo Damázio – São Paulo:MEC/SEESP,2007. (Atendimento educacional especializado).




1. Professora da Sala de Recursos Multifuncionais;  Especialista em Orientação e Supervisão Educacional , Educação Inclusiva e  Psicopedagogia  da Rede Municipal de Ensino de Palmas-TO – Cursista  do curso de especialização no Atendimento Educacional Especializado.