ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Cursista: Almerina Carvalho Rosa
Análise Reflexiva Baseada no Texto: “O modelo dos modelos de Ítalo Calvino”.
O
Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da Política Nacional da
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é um serviço da Educação
Especial que seleciona, organiza e produz recursos pedagógicos para a
eliminação de barreiras e promoção da inclusão.
Assim,
falar em inclusão é referir-se a um processo onde a educação comum possa ser transformada,
repensada, onde seja oportunizada igualdade de oportunidades e de participação,
sem esquecer que esse processo deve primar pela qualidade, respeitando cada sujeito
reconhecendo sua singularidade.
Para
desenvolver o trabalho do AEE é necessário que o professor não sinta preso a
“modelos”, paradigmas, pois os casos não são homogêneos, pelo contrário, no
Atendimento Educacional Especializado jamais encontraremos homogeneidade e sim heterogeneidade,
podemos até encontrar casos parecidos, mas nunca idênticos, mesmo porque
estamos falando de seres humanos cada um com sua especificidade. Conseqüentemente,
cada aluno terá uma forma de evolução, de aprendizagem e de comportamento, por
este motivo faz-se necessário que o plano de AEE seja individualizado.
Portanto,
é o que Ítalo Calvino propõe em seu
texto “O modelo dos modelos” onde inicialmente relata que seu Palomar
acreditava que por meio de modelos resolveria tudo, percebendo a partir de cada
construção que precisaria partir de vários modelos para realizar modificações e
que estes eram transformáveis, passíveis de mudanças e transformações e jamais
conseguiria realizá-los com modelos iguais.
Na educação
inclusiva os alunos não podem ser vistos como modelos, os alunos constroem o
seu próprio conhecimento partindo de sua capacidade, limitações e
potencialidades sem perder o direito de expressar suas idéias. Que estes alunos
não sejam vistos como especiais ou diferentes por suas limitações e sim que todos
cresçam apesar de suas diferenças. Portanto, para que isso se efetive na
prática, principalmente no cotidiano do AEE, devemos eliminar a padronização de
modelos, adotando a singularidade do indivíduo como ponto de partida para um
trabalho construtivo de fato
.
Temos consciência que esta quebra de modelos, de paradigmas não é fácil, principalmente na
educação inclusiva, pois, algumas concepções, paradigmas, modelos estão
enraizados e que oferecem resistências a mudanças, mas com persistência e
determinação alcançaremos êxitos em nosso trabalho.
A Política
de inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo
ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino
regular. Portanto a inclusão depende de mudança de valores da sociedade
e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações
técnicas, como se fossem receitas de bolo, mas com reflexões dos professores,
diretores, pais, alunos e comunidade.
BRASL, Ministério da Educação. Secretaria d
Educação Especial. Politica Nacional da Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva.Inclusão: revista da educação
especial, v. 4, n 1, janeiro/junho 2008. Basilia:
MEC/SEESP, 2008.
CALVINO,
Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.
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