domingo, 29 de junho de 2014

Análise Reflexiva Baseada no Texto: “O modelo dos modelos de Ítalo Calvino”.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) 

Cursista: Almerina Carvalho Rosa
Análise Reflexiva Baseada no Texto: “O modelo dos modelos de Ítalo Calvino”.


            O Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é um serviço da Educação Especial que seleciona, organiza e produz recursos pedagógicos para a eliminação de barreiras e promoção da inclusão.

            Assim, falar em inclusão é referir-se a um processo onde a educação comum possa ser transformada, repensada, onde seja oportunizada igualdade de oportunidades e de participação, sem esquecer que esse processo deve primar pela qualidade, respeitando cada sujeito reconhecendo sua singularidade.

             Para desenvolver o trabalho do AEE é necessário que o professor não sinta preso a “modelos”, paradigmas, pois os casos não são homogêneos, pelo contrário, no Atendimento Educacional Especializado jamais encontraremos homogeneidade e sim heterogeneidade, podemos até encontrar casos parecidos, mas nunca idênticos, mesmo porque estamos falando de seres humanos cada um com sua especificidade. Conseqüentemente, cada aluno terá uma forma de evolução, de aprendizagem e de comportamento, por este motivo faz-se necessário que o plano de AEE seja individualizado.

            Portanto, é o que Ítalo Calvino propõe em seu texto “O modelo dos modelos” onde inicialmente relata que seu Palomar acreditava que por meio de modelos resolveria tudo, percebendo a partir de cada construção que precisaria partir de vários modelos para realizar modificações e que estes eram transformáveis, passíveis de mudanças e transformações e jamais conseguiria realizá-los com modelos iguais.
Na educação inclusiva os alunos não podem ser vistos como modelos, os alunos constroem o seu próprio conhecimento partindo de sua capacidade, limitações e potencialidades sem perder o direito de expressar suas idéias. Que estes alunos não sejam vistos como especiais ou diferentes por suas limitações e sim que todos cresçam apesar de suas diferenças. Portanto, para que isso se efetive na prática, principalmente no cotidiano do AEE, devemos eliminar a padronização de modelos, adotando a singularidade do indivíduo como ponto de partida para um trabalho construtivo de fato
.
Temos consciência que esta quebra de modelos, de paradigmas não é fácil, principalmente na educação inclusiva, pois, algumas concepções, paradigmas, modelos estão enraizados e que oferecem resistências a mudanças, mas com persistência e determinação alcançaremos êxitos em nosso trabalho.
A Política de inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. Portanto a inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem receitas de bolo, mas com reflexões dos professores, diretores, pais, alunos e comunidade.

BRASL, Ministério da Educação. Secretaria d Educação Especial. Politica Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.Inclusão: revista da educação especial, v. 4, n 1, janeiro/junho 2008. Basilia: MEC/SEESP, 2008.

CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.


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