sábado, 7 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA O ALUNO COM AUTISMO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM ALUNO COM O TEA- TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/AUTISMO.


 O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade.
Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos. Por isso, evita-se o contato físico.O mundo para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou promover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de agressividade.
Os Recursos de baixa tecnologia podem contribuir para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas com autismo e  consequentemente promover maior independência e Inclusão.

Um dos recursos de baixa tecnologia indicado para trabalhar com aluno com TEA são Cartões contendo gravuras de pessoas representando o humor do aluno naquele dia, e
será demonstrado através dos cartões como se encontra seu estado emocional: bravo,alegre, triste, assustado, que também poderá ser usado para trabalhar a socialização e a comunicação do aluno. A atividade poderá ser realizada no início do atendimento na sala do AEE, ou da sala de aula regular. Ela aproxima o professor do aluno, facilitando posteriores estratégias pedagógicas a serem trabalhadas com este aluno.

Para o desenvolvimento da comunicação,oralidade, socialização e autonomia, uma atividade sugerida seria o Chaveiro de comunicação.

CHAVEIRO DE COMUNICAÇÃO
Temos as pranchas e painéis de comunicação, que são personalizadas de acordo com as necessidades cognitivas, visuais e motoras do aluno e podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. O Chaveiro de comunicação
CHAVEIRO DE COMUNICAÇÃO
tem os mesmos objetivos, porém o aluno poderá levá-lo para qualquer ambiente como auxilio na sua autonomia e socialização. É um recurso prático.
 São fichas com figuras importantes para a comunicação, unidas no canto superior por uma argola de chaveiro, de forma que se possa trocar as figuras com facilidade. Uma alça larga também está inserida na argola, para possibilitar que o chaveiro fique pendurado ao pescoço do estudante. O chaveiros podem ser confeccionados de acordo com o ambiente que o aluno estará.
Para desenvolver a psicomotricidade a atenção, concentração e a coordenação, podemos utilizar a atividade chamada: Toca do coelho
TOCA DO COELHO
 Toca do coelho é um jogo que tem por objetivo colocar a bolinha dentro dos copinhos (tocas) apenas movimentando. Pode ser confeccionado com uma caixa redonda, copos de danone,uma bolinha de gude, pode-se trabalhar com números ou letras.

 Esse jogo é importante para desenvolver a psicomotricidade da criança,  a coordenação motora, auxilia na atenção e nas estratégias para alcançar o seu objetivo.


Interação com a família.

Para trabalhar a interação e a socialização com a família esta se reunirá em torno  de uma
mesa onde a criança esteja presente e participando de um  jogo de cartas; também em outra mesa a mãe poderá incentivá- la  a reconhecer e nomear membros da família através de fotos.



                                  


As atividades propostas podem ser trabalhadas tanto na sala de recursos multifuncionais, na sala regular, em outras dependências da escola (pátio, quadra, biblioteca) e também com a participação  da família.

Referências:
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ acesso dia 07.06.2014
https://www.google.com.br/webhp?sourceid- acesso dia 07.06.2014











2 comentários:

  1. Parabéns pela escolha de atividades a serem trabalhadas com TEA, viabiliza a comunicação e a interação aluno comunidade escola e familiar.

    ResponderExcluir
  2. Ótima atividade escolhida,gostei muito, é bem simples,fácil de fazer na SRM, Ótima maneira de comunicação com o aluno com TEA e a interação com a família fecha todo o conceito, Parabéns colega...

    ResponderExcluir