Cursista: Almerina Carvalho Rosa Turma:
T34a
O
papel do professor do AEE e a importância do plano de AEE para a aprendizagem
do aluno
Tendo como base o estudo de Gomes onde
cita que:
“No Atendimento
Educacional Especializado, o aluno constrói conhecimento para si mesmo, o que é
fundamental para que consiga alcançar o conhecimento acadêmico. Aqui, ele não
depende de uma avaliação externa, calcada na evolução do conhecimento
acadêmico, mas de novos parâmetros relativos às suas conquistas diante do desafio
da construção do conhecimento. Portanto, os dois: escola comum e Atendimento
Educacional Especializado precisam acontecer concomitantemente, pois um
beneficia o desenvolvimento do outro e jamais esse benefício deverá caminhar
linear e seqüencialmente, como se acreditava antes. Por maior que seja a
limitação do aluno, ir à escola comum para aprender conteúdos acadêmicos e
participar do grupo social mais amplo favorece o seu aproveitamento no
Atendimento Educacional Especializado e vice-versa. (GOMES et all, 2007)
O
professor do Atendimento educacional especializado – AEE tem como papel
fundamental identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de
acessibilidade; elaborar e executar planos de ações para o atendimento dos
alunos com necessidades especiais inseridos na sala de Recursos Multifuncionais
- SRM das escolas públicas, visando complementar e ou suplementar a formação e a
autonomia do aluno na escola e na sociedade para
que este tenha um processo de aprendizagem satisfatório capaz de promover sua
auto-estima, suas potencialidades cognitivas e afetivas; trabalho este
desenvolvido em parceria com a família e os professores da sala
regular em que o mesmo está matriculado, participando efetivamente da
elaboração e execução do Projeto político Pedagógico- PPP da unidade escolar.
O
estudo de caso no Atendimento Educacional Especializado é de fundamental importância
e imprescindível para o desenvolvimento do trabalho do professor, pois
identifica o problema e através de estudos, pesquisas e entrevistas com membros
envolvidos oferece subsídios para elaboração de ações e estratégias que visam amenizar
e ou sanar problemas apresentados.
O plano do atendimento Educacional Especializado é necessário e de
grande importância, pois, contribui imensamente para a aprendizagem e
desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais- SRM,
pois nele estão contidos os objetivos e metas traçadas e as estratégias que
serão utilizadas para que haja o verdadeiro desenvolvimento desse aluno e que seja
garantido também acesso aos conhecimentos escolares, autonomia, a permanência
desse aluno na escola e sua participação efetiva no processo de aprendizagem
junto com os demais alunos. Então necessário que haja uma articulação entre o
professor da Sala de Recursos e o professor de sala regular, como também de
toda equipe e comunidade escolar para que em conjunto estruturem as
estratégias, metas e planos de ações para que haja o verdadeiro desenvolvimento
e inclusão do aluno na escola e na sociedade.
Referências Bibliográficas
GOMES, Adriana; FERNANDES, Anna; BATISTA, Cristina;
SALUSTIANO, Dorivaldo; MANTOAN, Maria Teresa; FIGUEIREDO, Rita. Formação
Continuada a Distância de
Professores para o Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Mental.
Secretaria de Educação Especial. 2007.
Almerinda,
ResponderExcluirO seu texto enfatiza a importância da relação da escola comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na minha concepção, esta relação lado a lado, passo a passo, é a chave do sucesso de um trabalho bem sucedido. Nós que já trabalhamos na área, e estamos fazendo o curso de Especialização em AEE, nos deparamos com novos conceitos a todo o momento e internalizamos outros que já havíamos construído. Também nos conscientizamos dos nossos pontos fracos em relação aos novos paradigmas da inclusão e, neste quesito (trabalho colaborativo), sabemos que ainda temos muito que melhorar.
Portanto, é necessário que haja nas instituições de ensino, cursos na área de Educação Especial para professores de todas as áreas de conhecimento, inclusive para a equipe diretiva. Somente assim a escola realmente se tornará “Escola Comum Inclusiva”.
O trabalho do professor de AEE ainda é muito confundido com reforço escolar. Você definiu bem o papel do professor de AEE, logo, acredito que seu texto irá contribuir e orientar possíveis leitores.
Obrigada!
Maria de Jesus.
parabéns, seu texto ficou muito bom pois, ele destaca o papel do professor da sala de recursos e suas funções, fala também do estudo de casos pois, é através dele que iremos conhecer o aluno, seus anseios e suas necessidades, e também sobre a importância do plano de ação pois, é ele que norteia as estratégias e os objetivos de onde quer chegar.
ResponderExcluirMuito bem explicadinho esse texto, parabéns minha colega você caprichou,através do seu texto quem olhar O SEU BLOG vai entender direitinho a função do professor de AEE.
ResponderExcluirObrigada amigos estamos nesta caminhada sempre buscando aprender a cada dia e esta interelação com vcs aprendo muito.
ResponderExcluirAlmerina bem refletida seu texto em relação o aluno que é atendido no AEE,pois a aprendizagem so acontece quando há essa comunicação entre pais/professor regente/professor AEE.
ResponderExcluirAlmerina, seu comprometimento com a SRM e o AEE é visivel diante dos trabalhos expostos em seu blog, graças a Deus somos mediadores deste processo de elo de ligação no mundo especial. Abraços
ResponderExcluirAlmerinda parabéns, pela sua dedicação e compromentimento com seu trabalho na sala de recursos, pois seu texto nos mostra o trabalho que você vem desenvolvendo na escola.
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